estruturas

GABINETE DE EMPREGO
E FORMAÇÃO

O Agrupamento de Escolas de Cister, assume enquanto grande Missão, ser uma organização reconhecida, também na comunidade em que se insere, pela qualidade da educação e formação que ministra, focada na preparação de cidadãos autónomos, responsáveis, democráticos, ativos, solidários e sensíveis ao valor estratégico da mudança e da aprendizagem ao longo da vida. Para o cumprimento deste desígnio, de entre as múltiplas formas de ação pretende-se:

– promover o crescimento de uma cultura de trabalho cooperativo que se reflita na renovação de processos e metodologias e, consequentemente, na ação educativa;

– fazer do Agrupamento um pólo de desenvolvimento, um equipamento ao serviço da comunidade em que insere;

– celebrar a nossa identidade, promovendo uma boa imagem corporativa do Agrupamento, da Educação Pública e de Alcobaça.

É integrado nesta visão que nasce o Gabinete de Emprego e Formação, enquanto uma estrutura de suporte ao aluno no final da sua formação escolar e profissional. O nosso grande objetivo consiste na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida ativa e integração no mercado de trabalho, seja por via da estruturação de programas específicos de orientação de carreira, seja pelo estabelecimento de uma rede de divulgação tanto de ofertas de emprego como de perfis de alunos disponíveis e interessados em ingressar no mercado de trabalho.

Como estratégia de implementação de uma lacuna identificada procedemos à criação de um Gabinete de Emprego e Formação coordenado pelo Coordenador dos Cursos Profissionais (Prof. José Bastos) e pelos Serviços de Psicologia e Orientação (Dr.ª Ana Caldeira e Dr.ª Tatiana Fernandes). Este gabinete proporciona aos formandos informação e orientação de empregos na área dos seus cursos, saídas profissionais, prosseguimento de estudos. A comunicação é feita através de email, formulários, grupo fechado de comunicação entre os interessados. Também foi criado um espaço junto aos expositores destinados aos cursos profissionais com informação das ofertas de emprego, de cursos de especialização (TESP), ações de curta duração e de cursos superiores. Todas as informações sobre o gabinete estão disponíveis no sítio da internet do agrupamento (área dos cursos profissionais).

Pretende-se com este Gabinete:

– Agilizar a divulgação de oportunidades de trabalho
– Encaminhar os nossos alunos recém formados para estruturas de apoio ao emprego (IEFP, Gabinetes de Apoio ao Emprego, entre outros)

– Colaborar nos processos de encaminhamento, recrutamento e seleção dos nossos alunos

– Promover atividades de aproximação dos nossos alunos ao tecido empresarial

– Promover o espírito empreendedor e o domínio de ferramentas e conhecimentos que visem o investimento na criação do próprio negócio

 

HOTSPOT DE OPORTUNIDADES

LINK

CÓDIGO : mji7dml

Parcerias:

No Gabinete de Emprego e Formação desenvolvemos várias parcerias com entidades/organizações, empresas, jornais, associações empresariais.

CONSELHO LOCAL DE EMPREGABILIDADE
LOCAL E FORMAÇÃO

objetivo de fortalecer as parcerias estratégicas e traçar o futuro dos cursos profissionais. Fazem parte deste conselho consultivo o Diretor (Presidente), o Coordenador dos Cursos Profissionais (Coordenador Geral), os Diretores de Curso, a Presidente do Conselho Geral, Serviço de Psicologia e Orientação, Coordenadora do Centro Qualifica de Cister, Representantes de empresas relacionadas com os Cursos Profissionais existentes no agrupamento, o Município de Alcobaça, Parque de Negócios de Alcobaça, Representante da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Representante do IEFP, Representante de uma Instituição de Ensino Superior, Representante de uma Associação Empresarial da Região, Representante dos Encarregados de Educação dos cursos de EFP, Representante dos formandos dos cursos de EFP.

Pretende-se com este Conselho Consultivo:

 

  • Auscultar a comunidade escolar e as entidades diretamente ligadas ao sistema de educação e formação dos nossos formandos.
  • Definir estratégias para o desenho funcional da oferta formativa
  • Auscultar as necessidades do tecido empresarial
  • Desenvolver um planeamento estratégico com base na realidade da região
  • Promover a interação com as parcerias externas
  • Identificar parceiros estratégicos para cada curso